A partir de 2025, o torcedor do Inter poderá ver o Colorado na Record e no YouTube. A Liga Forte União (LFU) acertou a venda dos direitos de transmissão dos clubes que integram o grupo à Record, que voltará a transmitir o Campeonato Brasileiro após mais de duas décadas, e ao portal de vídeos da internet.
Os dois pagarão cerca de R$ 400 milhões por ano pelo acordo de três temporadas para transmitir partidas de times como Corinthians, Internacional, Cruzeiro, Vasco, Fluminense e Fortaleza, entre outros, a partir do ano que vem.
A título de comparação com a Globo, que acertou os termos com a Libra - conglomerado em que o Grêmio está incluso - a emissora e o YouTube vão pagar aproximadamente R$ 10 milhões por jogo transmitido. A empresa carioca, por sua vez, desembolsará cerca de 6,7 milhões por partida exibida - sem contar que o acordo prevê a transmissão em todas as plataformas, TV aberta e fechada, streaming e pay-per-view.
De acordo com o jornal A Folha de São Paulo, os horários ainda não foram definidos, mas a tendência é de que o confrontos dos times da LFU sejam o primeiro de cada rodada na Record e YouTube, sendo exibidos às 19h30 às quartas-feiras e às 16h aos sábados. A LFU detém 60% dos jogos do Brasileirão, com 228 partidas em seus pacotes.
Gabriel Carvalho completa 10 jogos no time principal do Inter https://t.co/2faNleL39V
— Vozes do Gigante (@vozesdogigante) August 30, 2024
Inter está entre os maiores na fatia na divisão da LFU
Na LFU, a divisão estabelecida com a arrecadação referente aos direitos de transmissão entre os clubes é a seguinte: 45% de modo igualitário, 30% por performance e 25% por audiência.
Há ainda outros pacotes a serem negociados. A ideia da LFU é maximizar receita com direitos de TV por meio da comercialização de partidas dos times do bloco com diferentes plataformas, sejam TVs abertas, pagas e plataformas de streaming - por assinatura ou não. Esse modelo comercial é diferente do adotado pela Libra, que negociou os direitos de TV com uma única empresa, a Globo.
Os integrantes da LFU da Série A são Corinthians, Internacional, Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo, Fortaleza, Cuiabá, Criciúma e Juventude. Já Sport, América-MG, Goiás, Ceará, Avaí, Chapecoense, Coritiba, CRB, Vila Nova, Londrina, Tombense, Figueirense, CSA, Operário, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta e Botafogo de Ribeirão Preto estão em divisões inferiores.