Unidade e fome de vitória existem no vestiário do Inter neste momento. O vídeo sobre os bastidores da vitória contra o São Paulo foi divulgado pelo clube na noite de segunda-feira (23/09) e evidencia diversos motivos que ajudam a explicar o excelente momento vivido pela equipe na temporada, que tem quatro vitórias seguidas em sequência como histórico recente. Antes da partida, houve momentos importantes de incentivo por parte do meia-atacante Alan Patrick e do técnico Roger Machado, além do ídolo colorado e diretor esportivo Andrés D’Alessandro.
“Confia no modelo. Confia no que vocês construíram, se escora nele. Improvisa a partir dele. Tá ruim? Se escora no modelo”, pedia o técnico Roger Machado. E ele complementou: “tem que ter prazer de estar junto em campo. Tem que ter prazer de brigar um pelo outro em campo. Nós, como time, temos que ter a fome. Até o último [minuto], não desiste. Se ganha no primeiro e se ganha no último minuto. Mantém o zero no placar. Saber sofrer. Saber que eles vão pressionar 15 minutos e a gente vai lá e estoca eles”, projetava Roger Machado o que viria a acontecer na prática no triunfo por 3 a 1, conquistado no domingo (22/09), no estádio Morumbi.
O diretor esportivo Andrés D’Alessandro também falou ao plantel antes da partida: “confronto direto hoje. Hoje é confronto direto mesmo. É jogo grande. É jogo para aparecer. É jogo para fazer gol e ganhar. É jogo para aparecer e para jogar”. Alan Patrick reforçou o bom momento do Inter: “não cansamos de ganhar. Esta é a mentalidade. Vamos passar por dificuldade, mas te mantém positivo sempre. O momento é bom, a energia é maravilhosa e é mais uma oportunidade, um jogo grande, e aqui todos estão preparados para entrar ali e fazer um grande jogo, representar esta camisa. Todas as nossas famílias estão torcendo pela gente e é essa a mentalidade. Não podemos cansar de ganhar”.
Antes do começo do jogo, houve uma conversa entre o zagueiro Gabriel Mercado e o volante Liziero, do São Paulo, ainda no túnel de acesso ao campo de jogo. “Que golaço, hein? Me surpreendeu”, brincou Liziero com Mercado. O jogador do São Paulo fez referência ao gol marcado pelo zagueiro no jogo anterior contra o Cuiabá no estádio Beira-Rio, onde o Inter venceu por 3 a 0. Liziero jogou pelo Inter em 2022, quando dividiu plantel com o defensor colorado.
A homenagem do Inter a Mercado
Após o final da partida, o treinador Roger Machado dedicou palavras ao zagueiro Gabriel Mercado, que deixou o campo lesionado ainda no 1º tempo. O defensor deve ficar ao menos um semestre sem poder jogar por causa de uma ruptura do ligamento cruzado anterior no joelho esquerdo.
“Essa partida foi em homenagem ao Mercado. Toda a dedicação que a gente colocou no 2º tempo foi para compensar minimamente a tua ausência. Esperamos que não seja nada muito grave, que tu possa estar com a gente de novo”. Roger também elogiou a entrega do time colorado na fala pós-jogo diante de todo o plantel no vestiário do estádio Morumbi: “tinham 52 minutos de jogo e estávamos pressionando alto. Honestamente, eu acho que foi coletivamente uma das partidas mais bonitas que vi um time jogar. Dedicação o jogo inteiro. A gente vacilou ali 20 minutinhos em que o adversário até poderia ter definido o placar, mas soube sofrer. A trave nos ajudou. Aí, sim, a sorte ajuda aqueles que trabalham bem. Parabéns. Este é o nosso norte. Não pode ser diferente. A nossa fome é que vai determinar o tamanho das nossas conquistas. E hoje a gente estava com fome para caramba”.