O atacante chileno Carlos Palacios reconheceu ter tido dificuldades no seu começo no futebol brasileiro, em 2021, quando foi contratado pelo Inter por cerca de US$ 3 milhões. Na época, o atleta tinha 21 anos e vinha de ser destaque no Unión Española, do Chile. Atualmente, ele defende um gigante deste país, que é o Colo-Colo, onde foi destaque na campanha até as quartas de final da Copa Libertadores da América.
“Foi difícil. Foi um passo gigante, uma mudança radical e significativa em todos os sentidos. Tanto de vida, de costumes. Financeiramente, foi uma mudança muito grande para mim. Então tudo foi difícil. No começo, especialmente porque era pandemia. Além disso, eu não entendia nada. No começo, tinham que traduzir tudo. Me sentia inútil. Explicavam as atividades de treino e eu não entendia nada. Chegava em casa e dizia: ‘por que me precipitei tanto?’. Não queria treinar tanto, porque a cabeça não deixava. Me sentia cansado, não me sentia com forças e estava sozinho. Tinha nascido meu primeiro filho há pouco. Não podia aproveitar tempo com ele. Só o via crescer de longe. Houve a soma de várias circunstâncias que foram ocorrendo, que foram me ‘matando’ e depois não fui 100% profissional também”, afirmou Palacios, atualmente jogador do Colo-Colo, do Chile, em entrevista à jornalista chilena Camila Campos no podcast “Sin Retoque”.
Palacios também destacou a mudança de realidade ao trocar o Unión Española pelo Inter e depois pelo Vasco: “aqui [no Chile] eu jogava no Unión. Ele sempre põe, não sei, três mil pessoas, quatro mil no estádio. No Brasil, enchiam os estádios. A pressão era gigantesca. Sabia que tinha ganhar todos os jogos. Era algo que eu não tinha vivido aqui ainda”.
Ex-Inter quer deixar o Colo-Colo
“Eu acho que iria [se chegasse uma proposta], mas não para não deixar o Colo-Colo, mas, sim, porque sinto que já cumpri um ciclo aqui no país. É o que quero: sair do Chile em dezembro. Todo mundo na minha volta sabe. Também sabe o meu empresário. Não quero ir de mãos vazias. Tomara que possa ir depois de sair campeão, que é o que quero e o que sempre sonhei, que é levantar um título com o Colo-Colo”, projetou Palacios.
Em 2024, Palacios marcou nove gols e deu nove assistências em 36 partidas. Na entrevista, o jogador ex-Inter também reconheceu o interesse do Boca Juniors, da Argentina, na sua contratação. O atacante tem contrato com o Colo-Colo válido até dezembro de 2025.