O volante Fernando, do Inter, de longa passagem pelo futebol europeu, teve uma carreira indiscutivelmente destacada. Ele defendeu clubes como o Porto em Portugal, o Manchester City na Inglaterra, o Galatasaray na Turquia e o Sevilla na Espanha. E todos os 16 anos de Europa e convivência com craques internacionais se refletem na “seleção” da carreira de Fernando.
Em entrevista concedida ao jornalista Filipe Gamba, esta foi a nominata escolhida pelo atual jogador do Inter:
> Yassine Bounou (goleiro canadense nacionalizado marroquino que joga no Al-Hilal, da Arábia Saudita, e ex-Sevilla);
> Jesús Navas (lateral-direito espanhol do Sevilla e ex-Manchester City);
> Rolando (zagueiro cabo-verdiano nacionalizado português do Braga, de Portugal, e ex-Porto);
> Diego Carlos (zagueiro brasileiro do Aston Villa, da Inglaterra, e ex-Sevilla);
> Alexsandro (lateral-esquerdo brasileiro do Flamengo e ex-Porto e Juventus, da Itália);
> Fernandinho (volante brasileiro do Athletico Paranaense e ex-Manchester City);
> Ivan Rakitić (meia-atacante suíço nacionalizado croata do Hajduk Split, da Croácia, e ex-Sevilla e Barcelona, da Espanha);
> Kevin De Bruyne (meia-atacante belga do Manchester City);
> Éver Banega (meia-atacante argentino do Newell’s Old Boys, da Argentina, e ex-Sevilla);
> Hulk (atacante brasileiro do Atlético Mineiro e ex-Porto);
> Falcao García (atacante colombiano do Millonarios, da Colômbia, e ex-Porto, Galatasaray e Atlético de Madrid, da Espanha).
> Julen Lopetegui (técnico espanhol do West Ham, da Inglaterra, e ex-Sevilla, Real Madrid, da Espanha, e Seleção Espanhola).
A trajetória do volante do Inter
O volante Fernando, antes de chegar ao Inter, construiu uma longa trajetória no futebol europeu. No Brasil, ainda jovem, defendeu a camisa do Vila Nova, de Goiás, na temporada 2006. No ano seguinte, desembarcou em Portugal, contratado pelo Porto, que o emprestou, no primeiro ano de Europa, para jogar pelo Estrela da Amadora, também da liga local.
Depois de seis temporadas no Porto, o atual jogador do Inter defendeu as cores do Manchester City por três anos. A sequência de carreira ocorreu na Turquia, onde foi atleta do Galatasaray. Depois, foram quatro temporadas e meia como jogador do Sevilla até que, no começo de 2024, teve uma breve passagem pelo Vila Nova-GO e então chegou ao Inter em março.
Entre os títulos conquistados pelo volante do Inter no futebol europeu, estão: quatro campeonatos portugueses e uma Liga Europa pelo Porto; Copa da Liga Inglesa pelo Manchester United; dois campeonatos turcos pelo Galatasaray; e duas edições da Liga Europa pelo Sevilla.