O Gauchão 2025 está definido e tem um novo formato. Inter, Grêmio e Juventude são cabeças de chave em um turno que terá três grupos. A partida de quartas de final cai. Haverá apenas semifinal e final. Das 16 datas disponíveis pela CBF, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) utilizou 12 possibilidades. O primeiro confronto está previsto para dia 22.
O regulamento foi benéfico ao Inter. O grupo de Roger Machado deve retornar das férias no dia 6 de janeiro. Serão 15 dias de pré-temporada e uma possibilidade de um rodízio de atletas nas primeiras rodadas - a tendência anterior era de que os jovens do sub-20 jogassem as cinco primeiras rodadas do Estadual.
No Grupo A, estão presentes Grêmio, São José, Avenida e Guarany de Bagé. No B, Inter, Caxias, Pelotas e Ypiranga. Já no C, Juventude, Monsoon, Brasil de Pelotas e São Luís. Times do mesmo grupo não se enfrentam. Será turno único, com oito partidas contra times de outros grupos. Classificam-se às semifinais os três primeiros colocados, além do melhor segundo mais bem classificado.
Vaga na Copa do Brasil será definida a partir de um quadrangular
O quinto ao oitavo colocado na classificação geral farão um quadrangular que vale vaga na Copa do Brasil. Um mini torneio chamado Taça Farroupilha. Um outro quadrangular - do 9° ao 12° - define os rebaixados.
A tendência é que o Inter atue fora do Beira-Rio na primeira partida do Gauchão 2025, uma vez que começou o Estadual deste ano contra o Avenida, em seus domínios. A final do Gauchão está prevista para dia 16 de março.