O Gre-Nal 444 está sendo disputado há dias. Declarações, análises, projeções e essencialmente expectativa entre as torcidas e os protagonistas. Para um deles, o técnico do Inter, Roger Machado, o encontro com o rival tem um contexto especial pela história construída no outro lado da cidade como jogador e como treinador. Após a vitória diante do Brasil, de Pelotas, na noite de quarta-feira (05), o Roger projetou o seu primeiro Gre-Nal na Arena vestindo vermelho.
“O que me preocupa é o trabalho nestes dias que antecedem o clássico, pensando no coletivo, não na atmosfera que eu deva encontrar na Arena. O processo de pressão faz parte do jogo. Cabe ao profissional administrar da melhor forma possível. Não é uma semana igual às outras. Não tenha dúvida. É uma ansiedade diferente, boa, porque faz estar mais atento aos detalhes, tudo que antecede o clássico. O meu foco não vai estar na recepção que eu terei na Arena, vai estar voltado à motivação do grupo, que lida bem com momentos de maior pressão. Lidou bem no ano passado”, afirmou o comandante técnico do Inter.
O duelo entre Inter e Grêmio na Arena será disputado no próximo sábado (08), às 21h: “mesmo sendo clássico, o favoritismo é dividido pelos momentos, momento da temporada. Já disputei um em casa. Desta vez, fora, espero ser bem recebido. Não imagino algo diferente. Quando a rivalidade entra em campo, sabemos como as emoções acontecem”, também declarou Roger Machado.
Quatro vitórias do Inter nos últimos clássicos
O Inter chega ao Gre-Nal 444 com uma sequência de vitórias recentes. Foram quatro triunfos nos últimos clássicos: 3 a 2 no Beira-Rio, no Campeonato Gaúcho de 2024; 1 a 0 no estádio Couto Pereira e 1 a 0 no Beira-Rio, em jogos do Campeonato Brasileiro; e no último duelo de 2023, realizado no Gigante, o Colorado venceu o Grêmio por 3 a 2 em partida do campeonato nacional.
Na Arena, a última vitória do Inter ocorreu em 2022, quando houve um triunfo alvirrubro por 1 a 0 com gol de Taison em partida do Gauchão. Pelo Inter, Roger tem somente um clássico em seu histórico, que foi a vitória por 1 a 0 no final de 2024, no Beira-Rio, com gol do atacante Rafael Borré.