Superar a semifinal. Este é uma das buscas do Inter no Campeonato Gaúcho de 2025, quando tem o Caxias como adversário nesta etapa da competição. O Colorado conseguiu sair vitorioso desta fase do torneio pela última vez na temporada 2021, quando eliminou o Juventude na “antessala” da final.
Nas últimas dez edições do Gauchão, o Inter teve quatro eliminações na semi e seis classificações, além de uma ausência por ter sido eliminado nas quartas de final. Em 2015, por exemplo, quando era treinado pelo uruguaio Diego Aguirre, o Inter superou o Brasil com um empate por 1 a 1 em Pelotas e um triunfo por 3 a 1 no estádio Beira-Rio, na fase semifinal. Em 2016, a história foi parecida: 0 a 0 com o São José na zona norte de Porto Alegre e vitória colorada no Gigante por 1 a 0 sob as ordens do treinador Argel Fuchs. Foi o ano do último título do Internacional no Campeonato Gaúcho.
Em 2017, a semi foi de placares “magros” para o Inter, do técnico Antônio Carlos Zago: vitória por 1 a 0 contra o Caxias no Beira-Rio e derrota por 1 a 0 na Serra com classificação colorada nos pênaltis por 5 a 3. Em 2018, já com Odair Hellmann na casamata, o Colorado foi eliminado nas quartas de final pelo Grêmio e, por consequência, não disputou a penúltima fase.
A semi do Gauchão de 2019 foi disputada pelo Inter, ainda de Hellmann, contra o Caxias: vitórias vermelhas por 2 a 1 no Centenário e por 2 a 0 em Porto Alegre. Em 2020, na semi do 1º turno, o Colorado, comandado pelo argentino Eduardo Coudet, foi derrotado pelo Grêmio por 1 a 0 no Gigante, enquanto que, no 2º turno, goleou o Esportivo por 4 a 0.
Na temporada 2021, o Inter era treinado pelo espanhol Miguel Ángel Ramírez. O adversário na semifinal foi o Juventude, que venceu o jogo de ida no estádio Alfredo Jaconi por 1 a 0, mas que não resistiu ao Colorado, que ganhou a partida de volta por 4 a 1 no Beira-Rio.
De 2015 a 2021, foram quatro vitórias e uma derrota do Inter em jogos de volta da semifinal do Campeonato Gaúcho. Vale ressaltar: em 2018, a Academia do Povo foi eliminada nas quartas de final e não disputou as semifinais, enquanto que, em 2020, as semifinais dos dois turnos foram disputadas em partidas únicas.
De 2022 a 2024, o Inter somou mais uma vitória e dois empates em jogos de volta da semi do torneio estadual. Portanto, o retrospecto completo do Internacional no segundo duelo das semis do Gauchão de 2015 a 2024 é o seguinte: cinco vitórias, dois empates e uma derrota, o que corresponde a 70,8% de aproveitamento.
As três eliminações seguidas do Inter na semi do Gauchão
No ano de 2022, a campanha do Inter no Campeonato Gaúcho teve fim na semifinal diante do Grêmio. O time treinado pelo uruguaio Alexander Medina perdeu o Gre-Nal da ida, no Gigante, por 3 a 0. Na partida de volta, na Arena, o Inter venceu por 1 a 0, placar que foi insuficiente para a classificação à final.
Em 2023 e 2024, o roteiro do fim da participação do Inter no torneio estadual foi parecido: empate na Serra, empate no Beira-Rio e derrota nos pênaltis. No primeiro ano, com Mano Menezes como técnico, o Colorado igualou por 1 a 1 com o Caxias os dois jogos e foi derrotado nas penalidades por 5 a 4 diante da torcida colorada. Já na temporada passada, com Coudet novamente como treinador, o Inter não fez gol no Juventude nem sofreu nas duas partidas e foi superado nos pênaltis por 6 a 5 também no estádio Beira-Rio.
Borré sente lesão e deve desfalcar o Inter nas semifinais do Gauchão https://t.co/gq1EWVBKhV
— Vozes do Gigante (@vozesdogigante) February 20, 2025