Caso o Inter passe do Caxias e chegue na final do Campeonato Gaúcho, a decisão terá árbitros de vídeo de fora do Rio Grande do Sul. A decisão foi anunciada pelo presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) na manhã desta terça-feira (25). A arbitragem de campo, porém, será de árbitros gaúchos. Jean Pierre e Anderson Daronco são os mais cotados.
A escolha por árbitros de fora se dá pela crescentes polêmicas em relação aos erros de arbitragem no Campeonato Gaúcho. A decisão não afetará somente a final, mas também os jogos de volta das semifinais da competição. Ou seja, Inter x Caxias no Beira-Rio e Juventude x Grêmio, no Alfredo Jaconi, já terão VAR de outro Estado.
“Nas semifinais, as equipe de VAR será de fora do Estado. É dolorido para mim. Pela confiança que eu tenho e segurança que eu tenho no comprometimento do árbitros gaúchos. Mas, pensando em arrefecer os ânimos, faremos isso”, declarou Luciano Hocsman.
O presidente da FGF também afirmou que os áudios do VAR de todos os lances reclamados pelos clubes no Campeonato Gaúcho serão divulgados.
Luciano Hocsmann, presidente da FGF: “Nas semifinais, as equipe de VAR será de fora do Estado. É dolorido para mim. Pela confiança que eu tenho e segurança que eu tenho no comprometimento do árbitros gaúchos. Mas, pensando em arrefecer os ânimos, faremos isso” @vozesdogigante pic.twitter.com/8d1IVW05d1
— Douglas Demoliner 🇦🇹🪓 (@Demoliner) February 25, 2025
Inter busca encerrar sequência de títulos do Grêmio no Campeonato Gaúcho
A tensão do Gauchão de 2025 se dá por conta de valores históricos. O Grêmio pode igualar a sequência de conquistas do Inter caso vença esse ano, alcançando o octacampeonato. O Colorado, por outro lado, busca encerrar essa sequência e voltar a levantar a taça do estadual, que não acontece desde 2016.
O Inter reclama de decisões dentro de campo e do VAR no Gre-Nal 444, onde teve Roger Machado expulso no primeiro tempo e um pênalti polêmico marcado para o rival no segundo.