O Inter começa a 22ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024 na 16ª colocação com 21 pontos. No domingo (11/08), o Colorado será visitado pelo Athletico Paranaense no estádio Beira-Rio. Se vencer, o Inter pode subir ao 12º lugar, que é o último posto que dá vaga à Copa Sul-Americana de 2025. Para isto acontecer, no entanto, o time comandado por Roger Machado precisa contar com quatro resultados em paralelo.
Os times que o Inter precisa “secar” nesta rodada são Grêmio, Juventude, Criciúma e Vitória. O Criciúma, por exemplo, tem que perder para o Fortaleza na Arena Castelão, enquanto que os outros três times podem, no máximo, empatar os seus jogos, que são Juventude contra Botafogo no estádio Alfredo Jaconi, Grêmio versus Cuiabá na Arena Pantanal e Vitória diante do Bahia na Arena Fonte Nova.
Pior cenário para o Inter
Se tudo der errado na 22ª rodada, o Clube do Povo cairá para o 18º lugar, ou seja, dentro da zona de rebaixamento à Série B. Isto acontecerá somente se o Fluminense, que visita o Vasco neste final de semana, vencer sua partida, assim como o Corinthians derrotar o RB Bragantino na Neo Química Arena. Se o Fluminense e o Corinthians ganharem suas partidas e se houver empate ou derrota para o Athletico-PR, o Inter pode perder duas posições.
O Colorado tem 21 pontos e cinco jogos atrasados por recuperar. Pontuações dos demais times que estão perto do Inter: o Criciúma tem 24 pontos; Juventude, 22; Grêmio, 21; Vitória, 21; Fluminense, 20; e Corinthians, 20.
O São Paulo, que é 6º e, portanto, o último classificado à Copa Libertadores da América de 2025 neste momento, tem 35 pontos, ou seja, 14 a mais do que o Inter.