O Torneo Apertura, que é a primeira parte do Campeonato Uruguaio, foi decidido no final de semana com o título do Liverpool, que o disputou até a última rodada com o Nacional. Justamente destes dois times são o artilheiro e o vice-artilheiro da competição, ambos com passagens pelo Inter.
O Liverpool venceu o Cerro Largo por 1 a 0 e pôde dar a volta olímpica, enquanto que o Nacional superou o Defensor Sporting por 2 a 1 e ficou com o vice-campeonato. O atacante Abel Hernández, de 34 anos, ex-Inter, terminou a competição como artilheiro. Ele fez 10 gols ao longo das 15 rodadas do Apertura.
A vice-artilharia é ocupada pelo atacante Nico López, do Nacional. “El Diente” converteu 8 gols, que é a mesma quantidade marcada pelo atacante Agustín Rodríguez, do Juventud. Três jogos nesta segunda-feira (19) complementam a última rodada da competição, mas não há jogadores postulantes à artilharia envolvidos.
As passagens de López e Hernández no Inter
O atacante Nico López foi contratado pelo Inter na metade de 2016 após se destacar pelo Nacional na Copa Libertadores da América daquele ano. O camisa 7 permaneceu por três temporadas e meia no estádio Beira-Rio. Foram 168 jogos disputados com a camisa do Inter e 40 gols marcados.
Já o período de Abel Hernández como jogador do Inter foi mais breve: de agosto de 2020 a abril de 2021. Em 31 jogos, ele marcou 6 gols, incluindo um gol no Gre-Nal 429, vencido pelo Inter por 2 a 1 no estádio Beira-Rio, em janeiro de 2021. Com aquele triunfo, o Colorado encerrou uma série de 11 clássicos sem vitórias.