A lateral esquerda do Inter deve ter o argentino Alexandro Bernabei como a principal alternativa a partir deste começo de 2025. O clube está por confirmar a compra do passe do ex-jogador do Celtic, da Escócia. Na quinta-feira (09), o experiente Renê foi anunciado como reforço do Fluminense e, com isto, finalizou a sua passagem pelo estádio Beira-Rio, onde estava desde 2022, e as chances de permanecer no Colorado.
O vínculo de Renê com o Inter teve fim em dezembro de 2024 e havia a possibilidade de um novo contrato para ampliar o ciclo do jogador no clube, que foi iniciado em abril de 2022. No entanto, Renê aceitou a oferta do clube carioca, que é válida até o final de 2026.
Renê foi um dos nove laterais pela esquerda que o Inter teve ao longo das últimas temporadas, ou seja, de 2020 a 2024. Isto sem contar, claro, as improvisações. Além de Renê, ocuparam a função ao longo destes anos os seguintes laterais: em 2020, dominaram o setor Moisés, Uendel, Natanael e Léo Borges; em 2021, foram usados Moisés, Léo Borges e Paulo Victor; em 2022, ganharam oportunidades Moisés, Paulo Victor, Renê e Thauan Lara; em 2023, Renê, Thauan Lara e Dalbert; e, em 2024, Renê, Thauan Lara e Alexandro Bernabei jogaram no lado esquerdo da defesa alvirrubra.
Improvisações na lateral do Inter
Entre 2020 e 2024, a lateral canhota do Inter também teve “forasteiros” da função, ou seja, as nem sempre recomendadas improvisações. Lateral-direito, meia-atacante, zagueiro e volante. A posição de origem de quem passou pela lateral esquerda foi variada.
No ano de 2020, o zagueiro Matheus Jussa ocupou o setor nada mais nada menos do que no Gre-Nal da Copa Libertadores disputado no estádio Beira-Rio, que terminou com derrota colorada por 1 a 0. Em 2021, o “enjambre” na função passou pelo uso do lateral-direito Heitor no começo de trabalho do técnico Diego Aguirre. Já na temporada 2022 a variação na lateral esquerda incluiu o volante Liziero, o meia-atacante Carlos De Pena e o zagueiro e lateral-direito Gabriel Mercado. Estas foram alternativas adotadas pelo técnico uruguaio Alexander Medina.
Em 2023, houve mais improvisações na lateral com o zagueiro colombiano Nico Hernández, que foi titular no empate por 1 a 1 com o América Mineiro no estádio Beira-Rio, em novembro daquele ano. Também durante outros jogos houve mais experiências, como foi o caso com o jovem zagueiro João Dalla Corte, que, um jogo antes, na derrota por 4 a 3 para o Coritiba no Gigante, jogou por alguns minutos deslocado para o flanco esquerdo defensivo. Em 2024, a lista de atletas de fora da posição na lateral esquerda foi mais curta: apenas o zagueiro Robert Renan atuou em algumas partidas na função.
Oficial! Lateral Renê se despede do Inter nas redes sociais https://t.co/Gxe59Mep6m
— Vozes do Gigante (@vozesdogigante) January 9, 2025