Enquanto o Inter está focado na reta final do Campeonato Brasileiro, outros clubes se movimentam para as disputas dos Estaduais, que devem iniciar na primeira semana de janeiro, após a mudança no calendário CBF. Além do mercado de jogadores, que já está fervendo, os técnicos também começam a definir os seus futuros para a próxima temporada.
Dentre os nomes que estão movimentado o mercado, um deles é de um ex-técnico do Inter: Argel Fuchs. Campeão Gaúcho em 2016, que até hoje é lembrada como a última conquista a nível estadual do Colorado, o técnico de 50 anos foi anunciado como novo comandante do Paraná Clube, que atualmente não possui divisão em nível nacional para 2025.
Argel comandará o Paraná na disputa do Campeonato Paranaense. Junto dele, formam a comissão técnica, o auxiliar Claudiomiro Santigo, ex-zagueiro do Grêmio e também o preparador físico Diego Mello. O objetivo principal da comissão é recolocar a equipe paranaense no cenário nacional e, isso só será possível, com uma boa campanha no regional, que inicia em janeiro.
"Argel é uma pessoa séria e competente. Conheço seu trabalho, tenho plena confiança na contribuição que ele terá no projeto e na montagem do time. Tenho certeza que teremos um time forte e organizado para que o clube alcance seus objetivos”, afirmou Fernando Miguel, gerente de futebol do Paraná.
📈 𝐌𝐄𝐋𝐇𝐎𝐑 campanha do returno,
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) November 10, 2024
👊 𝟏𝟒 jogos de invencibilidade,
🔝 Inter no 𝐆𝟒.
Amanhã, todos os colorados e coloradas começarão a semana nesse pique: 🤩📸 pic.twitter.com/AoknZRJdBI
Calendário de 2025 gera debate no Inter
Se o Paraná de Argel Fuchs está em busca de um calendário nacional, o Inter já projeta o 2025 com diversas competições no ano. O foco inicial está no Gauchão, onde o time de Roger Machado tentará impedir a sequência de sete títulos do Grêmio. Porém, com a mudança de calendário e com a necessidade de férias e pré-temporada do elenco principal, a tendência é que as primeiras rodadas sejam disputadas com jovens da base e com jogadores com poucos minutos em campo no plantel profisisonal.
A fase de grupos da Copa Libertadores da América, em 2025, tem começo previsto para o início de abril. Já o Brasileirão, com a necessidade de pausa entre junho e julho, terá de começar mais cedo no calendário dos clubes. A nova proposta, que deve ser aprovada, prevê que a competição nacional se inicie em 28 de março. Além disso, a Copa do Brasil (caso o Inter esteja na Libertadores), também deve iniciar próxima do Brasileirão.
Desapareçam com esses campeonatos estaduais.