Próximo de completar 60 dias como técnico do Inter, Roger Machado falou sobre as ambições do Colorado na reta final do Campeonato Brasileiro. Apesar do início conturbado, o técnico já soma três jogos de invencibilidade na competição.
"Conseguimos conciliar resultado e desempenho. A partir de agora, é ampliar a janela de bons resultados, subir na tabela e se colocar na parte da frente, almejando coisas importantes. As posições classificatórias para a Libertadores estão ali na frente. Penso que é o nosso horizonte", analisou Roger Machado.
Para atingir o objetivo de conquistar a vaga direta para a Libertadores, o Inter terá uma difícil tarefa pela frente. A pontuação média dos 4º colocados nos últimos 18 anos no Campeonato Brasileiro é de 63,5 pontos, ou seja, o Inter precisaria, no mínimo, de 64 para superar a média dos últimos anos.
Porém, em 2024 o cenário pode não ser tão fácil. O Flamengo, atual 4º colocado, tem 44 pontos em 24 partidas, somando 61% de aproveitamento. Caso a equipe carioca mantenha o desempenho, sua pontuação chegaria aos 69 pontos.
Nesse cenário, o Inter seria obrigado a fazer 38 pontos nos 16 jogos que restam, chegando aos 70 pontos e ficando perto de alcançar seu recorde de pontuação no Campeonato Brasileiro, que aconteceu em 2022, quando foi o vice-campeão com 73 pontos conquistados.
Copas podem facilitar a tarefa do Inter
Apesar dos números, a Copa do Brasil, a Libertadores e a Sul-Americana podem ajudar o Inter a conseguir uma vaga direta na Libertadores. Isso porque três equipes do G4 estão vivos em, pelo menos, mais de uma competição.
Flamengo ainda disputa a Libertadores e a Copa do Brasil, Fortaleza a Copa Sul-Americana e Botafogo apenas a Libertadores. Caso o campeão dessas competições estejam na parte de cima da tabela, o G-6, que hoje classifica quatro equipes de forma direta e duas na pré-Libertadores, pode virar G-9.
Nesse cenário, o adversário a ser observado não seria mais o Flamengo, e sim o São Paulo, 6º colocado com 41 pontos conquistados em 25 jogos, somando 54% de aproveitamento. Sendo assim, a equipe paulista chegaria aos 61 pontos no final da competição, obrigando o Inter a 30 nos 48 possíveis.