O bom relacionamento entre Inter e Zenit irá viver um capítulo de ruptura. Após a negociação do zagueiro Robert Renan do clube russo ao Al-Shabab, da Arábia Saudita, o Colorado ingressou com reclamação na FIFA cobrando valor referente aos 10% da venda de Yuri Alberto ao Corinthians, realizada em 2022.
Na maior venda realizada pelo Inter na sua história, o Colorado negociou a ida do atacante Yuri Alberto ao Zenit pelo valor de € 25 milhões (R$ 149,62 milhões na cotação da época). Na oportunidade, a direção colorada também incluiu uma cláusula para manter 10% do passe do jogador, caso fosse negociado pelos russos, independente do modelo da negociação.
Porém, na janela seguinte, Yuri Alberto retornou ao Brasil para defender as cores do Corinthians, onde está atualmente. Porém, a negociação não envolveu valores, mas sim, troca de jogadores. Para receber o atacante, o time paulista enviou para a Rússia: 10% de futura venda do goleiro Ivan (hoje no Inter), o zagueiro Robert Renan e o volante Du Queiroz, além de 50% dos direitos econômicos de Gustavo Mantuan e prioridade de compra do atacante Pedro, o que gerou incômodo no Inter, que cobra o seu percentual.
Departamento jurídico do Inter se manifesta sobre Yuri Alberto
Apesar de ingressar na FIFA cobrando os valores do Zenit, o Inter aguarda chegar em um acordo com os russos de forma amigável. Os clubes iniciaram as conversas nos últimos dias, mas ainda não foi possível chegar a um denominador comum. O vice-presidente jurídico do clube, Jorge Oliveira Filho, se manifestou sobre o tema:
“Entramos com ação na FIFA, mas mantivemos o canal aberto para uma negociação amigável. Acreditamos, que conversando, podemos resolver a dívida de uma forma mais rápida. Em princípio, a situação está caminhando para essa direção”, destacou o dirigente ao jornal Correio do Povo.