O Inter teve uma sequência de bons resultados nas últimas visitas ao Vasco, que voltará a ser adversário colorado nesta quinta-feira (21), no estádio São Januário, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O Colorado ganhou as últimas partidas contra este adversário na condição de visitante. A última derrota nesta situação ocorreu na temporada 2019.
Em 2023, na rodada 29 do Campeonato Brasileiro, o Inter venceu o Vasco por 2 a 1 em São Januário. O meia-atacante Mauricio fez o primeiro gol do Inter, enquanto que o atacante Enner Valencia marcou o segundo. Já ao final da partida, o meia-atacante Alex Teixeira converteu o gol de desconto do time carioca. Eduardo Coudet era o treinador do Inter. Esta foi a quarta partida após a eliminação na fase semifinal da Copa Libertadores da América para o Fluminense.
Na última visita ao Vasco, o Inter jogou com esta formação inicial: Sergio Rochet; Fabricio Bustos, Vitão, Gabriel Mercado e Renê; Johnny; Mauricio, Charles Aránguiz e Wanderson; Alan Patrick; Enner Valencia. Reservas utilizados: os zagueiros Igor Gomes e Nico Hernández, o volante Bruno Henrique, o meia-atacante Carlos De Pena e o atacante Pedro Henrique. Destes 16 jogadores, oito permanecem no clube: Rochet, Vitão, Mercado, Renê, Wanderson, Alan Patrick, Valencia e Bruno Henrique.
Em fevereiro de 2021, ainda em jogo válido pelo Brasileirão 2020 - o final da competiçao foi postergado por conta da pandemia de covid-19 -, o Inter obteve uma importante vitória por 2 a 0 contra o Vasco no Rio de Janeiro (RJ) para seguir sonhando com o título do torneio, o que não se confirmou. O volante Rodrigo Dourado e o atacante Thiago Galhardo fizeram os gols da equipe colorada, que era treinada por Abel Braga.
A distante última derrota do Inter para o Vasco no RJ
No Campeonato Brasileiro de 2019, o Inter perdeu pela última vez para o Vasco no Rio de Janeiro. Em 7 de junho daquele ano, em jogo da 8ª rodada, o Colorado caiu por 2 a 1 diante deste adversário. O zagueiro Emerson Santos fez o gol alvirrubro, mas o volante Andrey e o atacante Tiago Reis marcaram para os do time local.
Naquela ocasião, o então técnico colorado Odair Hellmann escalou o Inter com esta nominata: Marcelo Lomba; Zeca, Emerson Santos, Victor Cuesta e Uendel; Rodrigo Lindoso, Edenilson e Nonato; Nico López, Rafael Sobis e Guilherme Parede. Também usou os seguintes reservas: o volante Patrick, o meia-atacante Martín Sarrafiore e o atacante Jonatan Álvez.
A derrota para o Vasco em 2019 foi um dos três jogos que ficou inserido no calendário do Inter entre o segundo duelo das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Paysandu e a partida de ida das quartas de final diante do Palmeiras. Naquele ano, o Inter ainda eliminou o Cruzeiro nas semifinais e acabou como vice-campeão da Copa do Brasil para o Athletico Paranaense.