O técnico Mano Menezes foi apresentado como treinador do Fluminense na quarta-feira (03/07). Em entrevista coletiva, o ex-técnico do Internacional (abril de 2022 a julho de 2023) destacou mudanças que está projetando fazer no time que era treinado por Fernando Diniz, mas afirmou que não pretende deixar de lado totalmente as "heranças" da comissão técnica anterior.
Mano Menezes falou sobre a forma de jogar do Fluminense. No entanto, ressaltou a necessidade de pontuação no Brasileirão: “a principal prioridade na mudança do time é fazer resultado. O resultado é parte importante de qualquer trabalho. Ele acelera a transformação de uma equipe ou atrasa. Se os resultados positivos aparecem logo, você vai se sentindo mais seguro, os jogadores vão se sentindo mais seguros e vai fazendo esta travessia com mais confiança”. O treinador também destacou que não pretende “zerar” a herança do técnico anterior: “talvez seja o time que mais tem tranquilidade para tocar a bola no país em situações apertadas, em pouco espaço. Isto tem um valor bastante grande”.
Leia mais:
Inter não garante renovação de Renê e já mira substituto
Borré entra no final do empate da Colômbia com o Brasil
Mano Menezes também recordou sua estreia pela Inter em abril de 2022, quando o Colorado venceu o Fluminense por 1 a 0 no estádio Maracanã: “por coincidência no Internacional eu estreei diante do Fluminense no Maracanã, há 2 anos. Parece que faz tanto que o pessoal esqueceu que fui vice-campeão com 73 pontos. Nestes dias eu estava lendo que os últimos trabalhos tinham sido todos ruins. Não é bem assim”.
Mano fala sobre mudanças na forma de jogar da equipe
“Trabalhamos um pouco de bola parada defensiva, bola parada ofensiva, construção de jogadas partindo de trás, fiz marcação um pouquinho mais alta na frente, na saída de bola, mas fui passando especificamente o que quero que a equipe faça em termos de função. Trabalhamos um pouquinho de linha de defensiva, pressão sobre a bola. Precisamos intimidar um pouco mais o adversário em um primeiro momento, não dar tanta liberdade, para não ter que voltar tanto ao nosso campo para recuperar a bola muito atrás, porque aí ficamos muito distantes do gol. Fizemos isto no primeiro momento e é o que vamos tentar no jogo contra o Internacional”, disse Mano Menezes.
No entanto, o novo técnico do Fluminense projetou uma diferença significativa na comparação com o trabalho realizado por Fernando Diniz: “talvez não vamos trazer tantos jogadores para a faixa da construção da jogada como o Diniz fazia, que trazia seis jogadores muito próximos. Talvez vamos trazer um pouco menos para ficar com chegada mais à frente. Vamos jogar um pouquinho mais direto. Um pouquinho mais de ambição imediata para chegar na frente um pouco mais rápido para pegar o adversário desorganizado defensivamente”.
“Objetivamente, em um curto espaço de tempo, com dois treinamentos, estabelecemos áreas do campo em que vamos fazer o jogo. Procura tirar um pouco daquilo que você pensa que o adversário vai fazer, que são suas principais virtudes. Vamos reforçar nossas coisas boas. É o que dá para fazer em um curto espaço de tempo”, afirmou o técnico.
Reforço confirmado para o jogo contra o Inter
“André está recuperado e vai jogar, sim, diante do Internacional. É o único jogador que está escalado para jogar. Os outros dez vou guardar para mim”, afirmou Mano Menezes ao final da entrevista coletiva sobre o meio-campista de 22 anos que estava lesionado.
Depois do Inter, Mano também comandou o Corinthians, mas a passagem foi mais curta: de setembro de 2023 a fevereiro de 2024. Agora, ele chega ao Fluminense, clube com o qual assinou contrato válido até dezembro de 2024.
O Inter visita o Fluminense nesta quinta-feira (04/07), às 20 horas, no estádio Maracanã, em jogo da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Inter é o 10º colocado com 18 pontos conquistados em 11 jogos, enquanto que o Fluminense é o 20º com 6 pontos em 13.