Onde está o promissor meia que estreou no time principal do Inter com Johnny há 5 anos

Redação Vozes
19 de setembro de 2024

Ricardo Duarte | Internacional / Divulgação

Dois jogadores estrearam juntos no futebol profissional pelo Inter na segunda metade da temporada 2019, em uma partida contra o Atlético Mineiro em Belo Horizonte (MG). O volante Johnny, então com 18 anos de idade, e o meia-atacante José Aldo, de 21, ingressaram no decorrer da partida disputada em 15 de setembro daquele ano, válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar da grande expectativa sobre o futuro da carreira de ambos, os rumos foram bastante distintos: Johnny desenvolveu seu começo de trajetória no estádio Beira-Rio e, após se destacar, rumou à Europa, vendido por 6 milhões de euros ao Real Betis, da Espanha, enquanto que José Aldo disputa, atualmente, a Série B do Brasileirão.

Aquela partida contra o Atlético-MG terminou em vitória colorada por 3 a 1. O Inter pôs em campo uma formação alternativa à titular porque este compromisso ficou situado no calendário da temporada 2019 entre as duas finais da Copa do Brasil contra o Athletico Paranaense. Com isto, houve uma certa “brecha” para que o então treinador alvirrubro Odair Hellmann pusesse em campo a dupla de jovens jogadores.

O Inter venceu o Atlético-MG com dois gols do atacante William Pottker e um do atacante Neilton, enquanto que o atacante Bruninho fez o gol de desconto do time local. Escalação inicial do Colorado naquele jogo: Danilo Fernandes; Heitor, Emerson Santos, Klaus e Zeca; Rithely e Nonato; William Pottker, Neilton e Guilherme Parede; Rafael Sobis. Também foram utilizados os seguintes reservas: o meia-atacante argentino Martín Sarrafiore, o volante Johnny e o meia-atacante José Aldo.

José Aldo e a passagem de um jogo pelo Inter

Com passado nas categorias de base do Palmeiras, José Aldo foi emprestado ao Inter pelo Guarani, de Santa Catarina, em 2018. No ano seguinte, em 2019, o talentoso meia-atacante se destacou na conquista do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, no qual o Colorado superou o rival Grêmio na final por 1 a 0 no estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS). 

Entre os jogadores com os quais José Aldo dividia equipe, estavam o goleiro Keiller, o volante Zé Gabriel, o lateral-esquerdo Erik e o atacante Pedro Lucas, que chegaram a ter oportunidades no time principal. Apesar de ter estreado no final de 2019 pelo Inter, José Aldo não voltou a jogar pelo time de cima. 

Nas temporadas seguintes, o meia-atacante acumulou empréstimos ao Portimonense, de Portugal; Pelotas; Paysandu; e Ituano. Desde 2023, José Aldo integra o plantel da equipe do interior paulista. Atualmente, o Ituano busca evitar o rebaixamento à Série C, pois está na 16ª colocação com 28 pontos, que é a mesma pontuação da Chapecoense, que está dentro da faixa de descenso. Em 28 jogos disputados em 2024, José Aldo fez 3 gols e deu uma assistência.

COMPARTILHAR NAS REDES

guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luís Eduardo

José Aldo junto com o Richard me iludiram demais.


#tags gigantes