Os jogos pendentes do Internacional e do Grêmio por conta das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul durante o mês de maio vão definir os últimos classificados aos playoffs pré-oitavas de final da Copa Sul-Americana e às oitavas de final da Copa Libertadores da América. Por conta do regulamento, o Inter já sabe quem não pode enfrentar no playoff duas equipes: Barcelona, do Equador, e Cerro Porteño, do Paraguai.
Vale lembrar: os confrontos dos playoffs, que valem vaga nas oitavas da Sul-Americana, reúnem os times que terminaram no 2º lugar de cada grupo desta competição e equipes que ficaram na 3ª posição dos grupos da Libertadores. O melhor 2º colocado da Sul-Americana enfrenta o pior 3º da Libertadores e assim sucessivamente até formar os oito confrontos.
Se vencer seus dois jogos pendentes contra o Delfín no estádio Alfredo Jaconi e diante do Real Tomayapo na Bolívia, o Colorado chegará a 11 pontos, ou seja, pode fazer a 4ª melhor campanha como 2º colocado de um grupo da Sul-Americana. Melhores campanhas dos times que foram vice-líderes das suas chaves: RB Bragantino tem 13 pontos; o Athletico-PR, 12; e o Cuiabá, 12. Entre os times que fizeram 11 pontos, a Universidad Católica, do Equador, tem a melhor campanha por ter saldo de gols de 6 positivo. O Colorado tem 5 pontos e saldo 0. Para terminar com a 4ª melhor campanha, precisa vencer Delfín e Real Tomayapo e tirar 6 gols de diferença de saldo.
Lista de possíveis adversários nos playoffs para o Inter: Libertad/PAR, Rosario Central/ARG, Independiente del Valle/EQU, LDU/EQU e Palestino/CHI, além de Grêmio, Estudiantes/ARG ou Huachipato/CHI.
O Inter não pode enfrentar Barcelona/EQU e Cerro Porteño/PAR porque estes times tiveram as piores campanhas entre os que ficaram em 3º nos grupos da Libertadores, ou seja, vão enfrentar as equipes de melhor campanha entre os vice-líderes da Sul-Americana, que são RB Bragantino e Athletico-PR, que estão fora do alcance do Colorado em relação a pontuação na fase de grupos.
A pontução do Cuiabá - 3ª melhor campanha entre os vice-líderes da Sul-Americana - também não pode ser igualada pelo Internacional, porém, a 3ª pior campanha dos times que vêm da Libertadores ainda não está definida, o que pode fazer o adversário variar. Hoje o Cuiabá enfrentaria o Grêmio.
Após os jogos disputados na quinta-feira (30/05), os confrontos dos playoffs pré-oitavas de final da Copa Sul-Americana são estes:
RB Bragantino vs Barcelona/EQU |
Athletico-PR vs Cerro Porteño/PAR |
Cuiabá vs Grêmio |
Universidad Católica/EQU vs Palestino/CHI |
Boca/ARG vs Libertad/PAR |
Always Ready/BOL vs Independiente del Valle/EQU |
Racing/URU vs LDU/EQU |
Delfín/EQU vs Rosario Central/ARG |
Estão classificados às oitavas da Sul-Americana por terem sido líderes dos respectivos grupos: Independiente Medellín/COL, Cruzeiro, Belgrano/ARG, Fortaleza, Sportivo Ameliano/PAR, Corinthians, Lanús/ARG e Racing/ARG.