O Inter estreou na Copa do Brasil de 2025 com uma vitória por 1 a 0 contra o Maracanã, do estado do Ceará (CE), por 1 a 0 no estádio Beira-Rio. O modesto triunfo contra o time da quarta divisão nacional, no entanto, foi especial para o atacante Raykkonen, de 16 anos de idade, que fez a sua estreia como jogador profissional pelo Internacional.
Quando o jogo estava empatado sem gols, o técnico colorado Roger Machado colocou Raykkonen em campo na altura do minuto 21 do 2º tempo. O jovem atleta chegou a fazer o gol de abertura do placar para o Inter 14 minutos depois de entrar na partida, mas foi invalidado pelo árbitro de vídeo (VAR) por possível toque de mão do camisa 48 na bola, na jogada do gol.
Raykkonen foi o sétimo jogador das categorias de base do Inter a estrear profissionalmente sob as ordens de Roger Machado. Antes dele, o volante Bernardo Jacob, de 18 anos, fez o seu primeiro jogo oficial em 12 de fevereiro deste ano, na vitória por 3 a 1 contra o São Luiz em Ijuí (RS), em partida do Campeonato Gaúcho. Em cinco de fevereiro, ocorreu o primeiro jogo oficial do volante Gustavo Santos e do meia-atacante Yago Noal, ambos de 18 anos, na vitória por 3 a 0 contra o Brasil, de Pelotas (RS), no Beira-Rio, também em partida do Gauchão. Na estreia do torneio estadual deste ano, o lateral-esquerdo Pablo, de 18, “debutou” no time principal do Inter.
Vale lembrar: no amistoso contra a Seleção Mexicana no Beira-Rio, em 16 de fevereiro, três destes jogadores haviam estado em campo pela primeira vez pelo Inter. Na ocasião, o lateral-esquerdo Pablo, o volante Gustavo Santos e o meia-atacante Yago Noal foram utilizados no decorrer da partida pela comissão técnico.
Dois jogadores lançados por Roger no Inter em 2024
No seu quinto jogo como treinador do Inter, disputado em 11 de agosto de 2024, o técnico Roger Machado deu a oportunidade ao atacante Ricardo Mathias, de 18 de anos, para fazer a estreia no time principal. Ele entrou no 2º tempo do duelo da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro contra o Athletico Paranaense, que terminou empatado por 2 a 2. Em outubro, o volante Luis Otávio, de 17 anos, estreou profissionalmente pelo Inter no Gre-Nal do 2º turno do Brasileirão, vencido pela Academia do Povo por 1 a 0 no Gigante.
O zagueiro Victor Gabriel, de 21 anos, não entra nesta contagem de jovens lançados profissionalmente no Inter porque já havia jogado no time principal do Sport Recife nas temporadas anteriores. A estreia profissional de Victor Gabriel ocorreu em 2021. Ele foi contratado no primeiro semestre de 2024 para reforçar a equipe sub-20 do Inter e, em 22 de janeiro deste ano, jogou pela equipe de time cima colorada pela primeira vez.
Roger opina sobre momento do Valencia no Inter: “não vi má vontade”https://t.co/614WC2TMNh
— Vozes do Gigante (@vozesdogigante) April 30, 2025