Enquanto busca definir a classificação para a próxima Copa Libertadores da América, o Inter também trabalha no planejamento para a temporada de 2025. Uma das atitudes que o departamento de futebol e a comissão técnica de Roger Machado terão de tomar é a análise dos oito jogadores que estão retornando de empréstimo no final de 2024 e, teoricamente, precisarão se apresentar no Beira-Rio para iniciar a pré-temporada no começo de janeiro.
A lista de jogadores emprestados pelo Inter em 2024 é extensa. Porém, poucos nomes reuniram destaque nesta temporada e tem futuro indefinido para o ano que vem. Dois goleiros, por exemplo, sequer atuaram no time principal de Atlético-GO e Vasco, respectivamente. Emerson Jr (24), foi repassado no começo do ano e ficou oscilando entre reserva e sequer relacionado no lanterna do Brasileirão. O mesmo caso vive Keiller, que está no Vasco da Gama, mas ficou na reserva de Léo Jardim até o momento.
Ainda no setor defensivo, Lucas Ryan (22), também retorna. O cria do Celeiro de Ases passou pelo Caxias, onde fez apenas sete partidas. Os nomes que tem mais chances de aproveitamento da comissão técnica de Roger Machado são os volantes Gabriel (32) e Gabriel Baralhas (26). O primeiro atuou em 27 jogos pelo Athletico, marcando um gol e contribuindo com uma assistência. Já Baralhas foi o que mais atuou: 49 jogos com 4 gols e 5 assistências pelo time de Goiânia.
Na frente, mais três jogadores: Lucas Ramos (23), que está atualmente no Auda da Letônia, pode retornar. No exterior, o "Mosquito" fez 31 jogos, sendo titular em 9 oportunidades. Marcou um gol e contribuiu com duas assistências. Outro cria do Celeiro é o meia-atacante Estêvão, que começou a temporada no Vila Nova, mas está no Guarani, onde fez apenas três jogos. Fechando a lista esta Gabriel Barros, atualmente disputando a Série B pelo Avaí, mas também sem protagonismo.
Outros emprestados do Inter não retornam em 2025
Além dos oito jogadores que estão emprestados e que precisarão ser avaliados pelo técnico Roger Machado, o Inter tem outros nomes que não devem retornar ao Estádio Beira-Rio em 2025. O principal deles é o atacante David, que será comprado definitivamente pelo Vasco da Gama, após bater as metas estipuladas em contrato. Os valores chegarão na casa de € 2,8 milhões (R$ 16,9 milhões na cotação atual).
Gustavo Campanharo, que foi repassado ao Atlético-GO, também não volta ao Inter. O volante termina o empréstimo em Goiânia no fim do ano, mas também termina seu vínculo com o Colorado no fim de 2024 e ficará livre no mercado. Outro emprestado que ainda precisará ser reavaliado é Matheus Dias, que está no Nacional de Portugal, mas só finaliza período de empréstimo no fim da temporada na Europa: ou seja, no fim de junho, quando será avaliado pelo departamento de futebol do Inter.