Apesar de não conquistar o título brasileiro, a campanha do Inter rende elogios, em especial, pelo poder de reação da equipe a partir da chegada de Roger Machado. O Colorado, que chegou a flertar com o Z-4, conseguiu confirmar classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores da América em 2025 e, de certa forma, disputou o título brasileiro com Palmeiras e Botafogo, de forma matemática, até a antepenúltima rodada da competição.
Ronaldo Fenômeno, ídolo do futebol brasileiro e possível candidato a presidência da CBF, elogiou bastante a trajetória colorada no Campeonato Brasileiro. O ex-jogador destacou a resiliência da equipe e a excelente performance do time de Roger Machado, em especial, no segundo turno da competição nacional, especialmente após os desafios enfrentados no Rio Grande do Sul.
"Mesmo após a tragédia no Rio Grande do Sul, o Inter mostrou consistência e apresentou o melhor futebol do segundo turno", afirmou Ronaldo referindo-se a uma série de dificuldades que o clube enfrentou ao longo da temporada, incluindo a perda de entrosamento, problemas com lesões e até o trágico acidente que abalou o estado e, consequentemente, o grupo de jogadores.
O Inter, atualmente, é o líder do segundo turno do Campeonato Brasileiro. Com 17 jogos, o time de Roger Machado com 37 pontos. São 11 vitórias, 4 empates e apenas duas derrotas para Atlético-GO e Flamengo, ambas longe do Estádio Beira-Rio. O poderio ofensivo também é destacado: foram 34 gols marcados em apenas 17 jogos. A defesa também vale destaque. São 15 gols sofridos até o momento, com média inferior a um por partida.
Inter define objetivo na reta final do Brasileirão
Mesmo sem chance de título do Brasileirão, o Inter descarta o clima de "desmobilização" nas últimas duas partidas da competição. Já na quarta-feira (4), o Colorado recebe o Botafogo no Estádio Beira-Rio e tem chance de subir na tabela da competição nacional. Caso vença os cariocas, o Colorado torce por um tropeço do Flamengo, diante do Criciúma, no Heriberto Hulse, para retomar a terceira colocação.
Para o confronto diante do Botafogo, o técnico Roger Machado pode realizar mudanças na equipe titular. O atacante colombiano Rafael Borré retorna ao time após cumprir suspensão. Rômulo, que vem obtendo destaque, pode retomar uma condição de titular na vaga de Fernando. O provável time do Inter deve ter: Sérgio Rochet; Bruno Gomes, Vitão, Agustín Rogel e Bernabei; Rômulo (Fernando), Thiago Maia, Alan Patrick, Wesley e Bruno Tabata; Rafael Borré.