Cuiabá vs Inter: 23 jogadores são relacionados para a partida deste sábado

O Internacional anunciou a lista dos jogadores concentrados para a partida deste sábado (01/06), às 18h30, contra o Cuiabá na Arena Pantanal, válida pela rodada 7 do Campeonato Brasileiro. Os atacantes Wanderson e Lucca, além do goleiro Ivan, estão fora porque seguem se recuperando de lesões. O goleiro Anthoni e os volantes Rômulo e Matheus Dias também ficaram fora da relação.

Wanderson segue como desfalque. Foto: Ricardo Duarte | Internacional / Divulgação

Três jogadores vão se apresentar às seleções nacionais dos respectivos países logo do fim do jogo contra o Cuiabá: o goleiro Sergio Rochet à Seleção Uruguaia, o atacante Rafael Borré à Seleção Colombiana e o atacante Enner Valencia à Seleção Equatoriana. Além dos amistosos da Data Fifa de junho, eles vão disputar a Copa América nos Estados Unidos, prevista para acabar somente na metade de julho. Eles podem desfalcar o Inter por mais de 10 jogos a depender do quanto cada seleção vai avançar na competição.

Jogadores do Inter relacionados para o jogo diante do Cuiabá:
> Goleiros: Sergio Rochet e Fabricio; 
> Laterais: Fabricio Bustos, Hugo Mallo, Renê e Alexandro Bernabei; 
> Zagueiros: Vitão, Gabriel Mercado, Robert Renan e Igor Gomes; 
> Volantes: Charles Aránguiz, Thiago Maia, Fernando, Bruno Henrique e Bruno Gomes; 
> Meias-atacantes: Alan Patrick, Mauricio, Hyoran e Gustavo Prado;
> Atacantes: Enner Valencia, Rafael Borré, Lucas Alario e Wesley.

Novo local para o Gre-Nal pode “prejudicar” o Inter

O Gre-Nal do Brasileirão pode acontecer em um novo local e, consequentemente, prejudicar o Internacional pelo longo deslocamento. Segundo o repórter Bruno Soares, da Bandeirantes, o Grêmio planeja mandar o clássico no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.

Este novo local pode prejudicar o Colorado, uma vez que o Grêmio já estará na cidade, por enfrentar o Fortaleza uma rodada antes. O Internacional, por sua vez, precisará fazer um longo deslocamento para o clássico.

Vale lembrar que o acerto entre Grêmio e Internacional, em um primeiro momento, era para que os dois clássicos acontecessem em um estádio neutro, para não existir qualquer tipo de prejuízo para nenhuma das duas equipes.

Gre-Nal poderia acontecer no Maracanã

Em entrevistas recentes, tanto o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, como o treinador da equipe, Renato Portaluppi, falaram sobre a possibilidade do clássico acontecer no Estádio Maracanã, no entanto, a possibilidade parece estar descartada nos bastidores.

“Gre-Nal é sempre Gre-Nal, mas acho que desta vez vai ser diferente. Vai existir uma cordialidade muito grande. O que o lado do Grêmio está sofrendo, o lado do Internacional também está sofrendo. Hoje eu estava conversando com o presidente (Alberto Guerra), tem grandes chances de ser no Maracanã (o clássico). Eles querem deixar uma coisa marcada pro segundo Gre-Nal, pois até lá, provavelmente o Beira-Rio vai estar aberto, mas dependendo do que for combinado agora, os dois Gre-Nais podem ser fora do Rio Grande do Sul, para que ninguém tenha uma certa vantagem”, afirmou Renato em entrevista recente ao programa Jogo Aberto, da Band.

Inter tem projeção otimista para voltar ao Beira-Rio

O Inter começou o processo de limpeza do Beira-Rio e alguns prazos já estão estipulados pelo clube. A informação do Vozes do Gigante é que o retorno pode acontecer ainda nas primeiras semanas do mês de julho.

Confira alguns dos prazos:

  • Processo de limpeza foi iniciado. Prazo: fim de Junho;
  • Água e luz com previsão de retorno na próxima semana;
  • Plantio da grama de inverno foi iniciado. Previsão: 45-60 dias;
  • Previsão de retomada do Complexo: Agosto.
Até que o Inter retorne ao Beira-Rio, o Colorado vai mandar seus jogos em outras localidades. Depois de atuar diante do Belgrano, da Argentina, em Barueri. Agora, o Colorado fará duas partidas fora de casa e volta a ser mandante diante do Delfín, pela Sul-Americana, em confronto que acontece no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

É importante destacar que o CT Parque Gigante também começou o processo de limpeza, no entanto, por ter estragos maiores, a previsão de retorno se torna mais longa do que o Beira-Rio, com pelo menos 120 dias.

Beira-Rio foi atingido pelas chuvas

Além do prejuízo de jogar fora de sua casa nos próximos jogos, o Inter terá um grande prejuízo financeiro com os estragos do Beira-Rio. O Colorado estima que os valores podem chegar em até R$ 40 milhões.

Nos bastidores, a diretoria do Internacional não descarta pedir auxílio financeiro para Elusmar Maggi e Delcir Sonda, colorados que, historicamente, ajudam o clube em momento de dificuldade.

Playoffs da Sul-Americana: Inter não tem chance de enfrentar Barcelona/EQU e Cerro Porteño/PAR

Os jogos pendentes do Internacional e do Grêmio por conta das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul durante o mês de maio vão definir os últimos classificados aos playoffs pré-oitavas de final da Copa Sul-Americana e às oitavas de final da Copa Libertadores da América. Por conta do regulamento, o Inter já sabe quem não pode enfrentar no playoff duas equipes: Barcelona, do Equador, e Cerro Porteño, do Paraguai.

Vale lembrar: os confrontos dos playoffs, que valem vaga nas oitavas da Sul-Americana, reúnem os times que terminaram no 2º lugar de cada grupo desta competição e equipes que ficaram na 3ª posição dos grupos da Libertadores. O melhor 2º colocado da Sul-Americana enfrenta o pior 3º da Libertadores e assim sucessivamente até formar os oito confrontos.

Inter jogará em Caxias do Sul contra o Delfín. Foto: Ricardo Duarte / Internacional

Se vencer seus dois jogos pendentes contra o Delfín no estádio Alfredo Jaconi e diante do Real Tomayapo na Bolívia, o Colorado chegará a 11 pontos, ou seja, pode fazer a 4ª melhor campanha como 2º colocado de um grupo da Sul-Americana. Melhores campanhas dos times que foram vice-líderes das suas chaves: RB Bragantino tem 13 pontos; o Athletico-PR, 12; e o Cuiabá, 12. Entre os times que fizeram 11 pontos, a Universidad Católica, do Equador, tem a melhor campanha por ter saldo de gols de 6 positivo. O Colorado tem 5 pontos e saldo 0. Para terminar com a 4ª melhor campanha, precisa vencer Delfín e Real Tomayapo e tirar 6 gols de diferença de saldo.

Lista de possíveis adversários nos playoffs para o Inter: Libertad/PAR, Rosario Central/ARG, Independiente del Valle/EQU, LDU/EQU e Palestino/CHI, além de Grêmio, Estudiantes/ARG ou Huachipato/CHI.

O Inter não pode enfrentar Barcelona/EQU e Cerro Porteño/PAR porque estes times tiveram as piores campanhas entre os que ficaram em 3º nos grupos da Libertadores, ou seja, vão enfrentar as equipes de melhor campanha entre os vice-líderes da Sul-Americana, que são RB Bragantino e Athletico-PR, que estão fora do alcance do Colorado em relação a pontuação na fase de grupos.

A pontução do Cuiabá – 3ª melhor campanha entre os vice-líderes da Sul-Americana – também não pode ser igualada pelo Internacional, porém, a 3ª pior campanha dos times que vêm da Libertadores ainda não está definida, o que pode fazer o adversário variar. Hoje o Cuiabá enfrentaria o Grêmio.

Após os jogos disputados na quinta-feira (30/05), os confrontos dos playoffs pré-oitavas de final da Copa Sul-Americana são estes:

Estão classificados às oitavas da Sul-Americana por terem sido líderes dos respectivos grupos: Independiente Medellín/COL, Cruzeiro, Belgrano/ARG, Fortaleza, Sportivo Ameliano/PAR, Corinthians, Lanús/ARG e Racing/ARG.

Brasileirão sub-20: Inter volta aos gramados com derrota para o Cuiabá no MT

A equipe sub-20 masculina do Internacional voltou a jogar na quinta-feira (30/05) após mais de um mês de inatividade. A gurizada colorada acabou derrotada pelo Cuiabá por 2 a 1 no Centro de Treinamentos Manoel Dresch, em Cuiabá (MT). O jogo foi válido pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro da categoria, ainda que este tenha sido o 5º jogo do Inter na competição.

No minuto 15 do 1º tempo, quando o jogo ainda estava empatado por 0 a 0, o goleiro colorado Henrique Menke defendeu uma penalidade cobrada por Luiz Felipe, do Cuiabá. O lateral-direito Cleiton tocou com a mão na bola dentro da área, gerando a infração. Aos 24 minutos, após jogada pelo lado direito de ataque, Guilherme completou cruzamento e marcou o gol de abertura do placar para o Cuiabá. Oito minutos depois, o atacante Pedro Henrique fez jogada pelo lado esquerdo do ataque colorado e cruzou a bola, enganando o goleiro adversário e empatando a partida: 1 a 1. Aos 32 minutos do 2º tempo, o zagueiro Luis Henrique fez o gol da vitória do Cuiabá após cobrança de escanteio.

O Inter ainda não pontuou na atual edição do Brasileirão sub-20. São 5 derrotas em 5 jogos com 6 gols marcados e 14 gols sofridos. A equipe ocupa o 20º lugar – último – no torneio. A partida anterior disputada pelo Inter sub-20 foi contra o Bahia no CT de Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre, em 24 de abril, quando perdeu por 3 a 1.

Campanha da equipe treinada por Pablo Fernandez na competição: Inter 2-3 Santos; Athletico-PR 4-1 Inter; Corinthians 2-1 Inter; Inter 1-3 Bahia; e Cuiabá 2-1 Inter.

Transmissão do jogo pela Cuiabá TV:

CUIABÁ 2-1 INTER | BRASILEIRÃO SUB-20: 9ª RODADA | CT MANOEL DRESCH
Inter (formação inicial)
Henrique Menke; Cleiton, Pedro Kauã, João Dalla Corte e Kauã Barbosa; Luiz Otávio e Kauan Alves; Jhonatan Kauan e Pedro Henrique; Gabriel Amaral e Yago Noal. Técnico: Pablo Fernandez.

Alterações realizadas
7’1T – entrou Bernardo Jacob, saiu Kauan Alves; 21’2T – entraram Allex e Evertow, saíram Yago Noal e Pedro Henrique; 29’2T – entrou Rodriguinho, saiu Jhonatan Kauan.

Formação final
Henrique Menke; Cleiton, Pedro Kauã, João Dalla Corte e Kauã Barbosa; Luiz Otávio, Evertow e Bernardo Jacob; Allex e Rodriguinho; Gabriel Amaral.

Reservas não utilizados
Diego, Gabriel Adão, Rodriguinho, Caetano e Pedro Pio.

Gols
Guilherme (24’1T: CUI 1-0 INT), Pedro Henrique (32’1T: CUI 1-1 INT) e Luis Henrique (32’2T: CUI 2-1 INT).

Arbitragem
Árbitro: Jean Marcel Latorraca Ferreira (MT); assistentes: Gislan Antonio Garcia da Silva (MT) e Geovanio Lima da Silva (MT); quarto árbitro: Leonardo Willers Lorenzatto (MT).

Cartões amarelos
Henrique Menke, Kauã Barbosa, Bernardo Jacob, Luiz Otávio e Rodriguinho (Inter); João Vitor, Niltinho e Pedrinho (Cuiabá).

Cartões vermelhos
Pablo Fernandez, técnico, e Cristiano Leal Pretto, preperador de goleiros (Inter).

Cuiabá
Felipe; Hernandes (substituído por Pedrinho), Luis Henrique, Renan e Marcelo; Thomas (Niltinho), Gustavo (Lucas Almeida), Jadson e Luiz Felipe (Rian); Guilherme (Diego) e Kauan Cristtyan (João Vitor). Técnico: William Araújo. 

Copa América: Enner Valencia é convocado pela Seleção do Equador

O atacante Enner Valencia, do Internacional, foi convocado para representar a Seleção do Equador na Copa América desta temporada, que será disputada entre 20 de junho e 14 de julho nos Estados Unidos. Com isto, o jogador pode desfalcar o Inter em mais de 10 partidas a depender até qual fase a Seleção Equatoriana se manterá na disputa do torneio. Este número também vai variar de acordo com a remarcação de jogos atrasados do Inter. O Equador integra o Grupo B da Copa América com Venezuela, México e Jamaica.

Entre os dias 9 e 16 de junho, a Seleção Equatoriana disputará 3 amistosos diante de Argentina, Bolívia e Honduras. Os jogadores convocados precisam ser liberados a partir de 3 de junho, ou seja, Valencia pode enfrentar o Cuiabá e depois pode passar a ser desfalque.

Próximos jogos do Inter:
> 01/06, SAB, 18h30: Cuiabá vs Inter (Arena Pantanal, MT)
> 04/06, TER, 21h30: Real Tomayapo vs Inter (Tarija, Bolívia)
> 08/06, SAB, 21h30: Inter vs Delfín (Alfredo Jaconi, RS)
> 13/06, QUI, 20h: Inter vs São Paulo (Heriberto Hülse, SC)
> 16/06, DOM, 16h: Vitória vs Inter (Barradão, BA)
> 19/06, QUA, 21h30: Inter vs Corinthians (local a definir)
> 23/06, DOM, 16h: Grêmio vs Inter (local a definir)
> 26/06, QUA, 21h30: Inter vs Atlético-MG (local a definir)
> 30/06, DOM, 18h30: Criciúma vs Inter (Heriberto Hülse, SC)
> a definir – Fluminense vs Inter (Maracanã, RJ)
> 08/07, SEG, 21h: Inter vs Vasco (local a definir)

Os jogos contra o Juventude, válidos pela 3ª fase da Copa do Brasil, devem ser disputados no começo de julho. As datas ainda não foram oficializadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Inter também tem dois jogos pendentes das rodadas 5 e 6 do Campeonato Brasileiro contra o Cruzeiro em Minas Gerais e diante do Juventude no Beira-Rio ou em outro campo com mando do Inter.

Se terminar a fase de grupos da Copa Sul-Americana em 2º no Grupo C, o Inter terá que jogar o playoff pré-oitavas de final na segunda quinzena de julho. Esta “repescagem” será disputada contra algum 3º colocado em um grupo da Copa Libertadores.

Anúncio da convocação da Seleção do Equador:

Como fica o calendário do Inter com a definição das datas até a 15ª rodada do Brasileirão

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, na quarta-feira (29/05), novas datas e horários das próximas rodadas do Campeonato Brasileiro. As definições anunciadas são referentes às rodadas 10, 11, 12, 13, 14 e 15 da competição nacional. Entre os jogos desta lista, está o clássico Gre-Nal previsto para o dia 23 de junho, domingo, no qual o Internacional será o visitante.

Os jogos da 3ª fase da Copa do Brasil devem ser disputados no começo de julho. As datas ainda não foram oficializadas pela CBF. Se o Inter ficar em 2º no Grupo C da Copa Sul-Americana, o Colorado terá que disputar o playoff pré-oitavas de final nas metades de semana de 17 e 24 de julho. Esta “repescagem” envolverá o 2º colocado de cada grupo da Sul-Americana e o 3º colocado de cada grupo da Copa Libertadores. Quem avançar depois dos jogos de ida e volta, avançará às oitavas da Sul-Americana.

O Inter também tem dois jogos pendentes do Campeonato Brasileiro, válidos pelas rodadas 5 e 6, contra o Cruzeiro em Minas Gerais e diante do Juventude como mandante.


Calendário do Inter:
> Brasileirão, rodada 7 – 01/06, sábado, 18h30: Cuiabá vs Inter (Arena Pantanal, MT)
> Sul-Americana, rodada 4 – 04/06, terça, 21h30: R. Tomayapo vs Inter (Tarija, Bolívia)
> Sul-Americana, rodada 5 – 08/06, sábado, 21h30: Inter vs Delfín (Alfredo Jaconi, RS)
> Brasileirão, rodada 8 – 13/06, quinta, 20h: Inter vs São Paulo (Heriberto Hülse, SC)
> Brasileirão, rodada 9 – 16/06, domingo, 16h: Vitória vs Inter (Barradão, BA)
> Brasileirão, rodada 10 – 19/06, quarta, 21h30: Inter vs Corinthians (local: a definir)
> Brasileirão, rodada 11 – 23/06, domingo, 16h: Grêmio vs Inter (a definir)
> Brasileirão, rodada 12 – 26/06, quarta, 21h30: Inter vs Atlético-MG (a definir)
> Brasileirão, rodada 13 – 30/06, domingo, 18h30: Criciúma vs Inter (Heriberto Hülse, SC)
> Brasileirão, rodada 14 – a definir – Fluminense vs Inter (Maracanã, RJ)
> Brasileirão, rodada 15 – 08/07, segunda, 21h: Inter vs Vasco (a definir)