O Internacional anunciou a lista dos jogadores concentrados para a partida deste sábado (01/06), às 18h30, contra o Cuiabá na Arena Pantanal, válida pela rodada 7 do Campeonato Brasileiro. Os atacantes Wanderson e Lucca, além do goleiro Ivan, estão fora porque seguem se recuperando de lesões. O goleiro Anthoni e os volantes Rômulo e Matheus Dias também ficaram fora da relação.
Três jogadores vão se apresentar às seleções nacionais dos respectivos países logo do fim do jogo contra o Cuiabá: o goleiro Sergio Rochet à Seleção Uruguaia, o atacante Rafael Borré à Seleção Colombiana e o atacante Enner Valencia à Seleção Equatoriana. Além dos amistosos da Data Fifa de junho, eles vão disputar a Copa América nos Estados Unidos, prevista para acabar somente na metade de julho. Eles podem desfalcar o Inter por mais de 10 jogos a depender do quanto cada seleção vai avançar na competição.
Jogadores do Inter relacionados para o jogo diante do Cuiabá: > Goleiros: Sergio Rochet e Fabricio; > Laterais: Fabricio Bustos, Hugo Mallo, Renê e Alexandro Bernabei; > Zagueiros: Vitão, Gabriel Mercado, Robert Renan e Igor Gomes; > Volantes: Charles Aránguiz, Thiago Maia, Fernando, Bruno Henrique e Bruno Gomes; > Meias-atacantes: Alan Patrick, Mauricio, Hyoran e Gustavo Prado; > Atacantes: Enner Valencia, Rafael Borré, Lucas Alario e Wesley.
O Gre-Nal do Brasileirão pode acontecer em um novo local e, consequentemente, prejudicar o Internacional pelo longo deslocamento. Segundo o repórter Bruno Soares, da Bandeirantes, o Grêmio planeja mandar o clássico no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.
Este novo local pode prejudicar o Colorado, uma vez que o Grêmio já estará na cidade, por enfrentar o Fortaleza uma rodada antes. O Internacional, por sua vez, precisará fazer um longo deslocamento para o clássico.
Vale lembrar que o acerto entre Grêmio e Internacional, em um primeiro momento, era para que os dois clássicos acontecessem em um estádio neutro, para não existir qualquer tipo de prejuízo para nenhuma das duas equipes.
Gre-Nal poderia acontecer no Maracanã
Em entrevistas recentes, tanto o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, como o treinador da equipe, Renato Portaluppi, falaram sobre a possibilidade do clássico acontecer no Estádio Maracanã, no entanto, a possibilidade parece estar descartada nos bastidores.
“Gre-Nal é sempre Gre-Nal, mas acho que desta vez vai ser diferente. Vai existir uma cordialidade muito grande. O que o lado do Grêmio está sofrendo, o lado do Internacional também está sofrendo. Hoje eu estava conversando com o presidente (Alberto Guerra), tem grandes chances de ser no Maracanã (o clássico). Eles querem deixar uma coisa marcada pro segundo Gre-Nal, pois até lá, provavelmente o Beira-Rio vai estar aberto, mas dependendo do que for combinado agora, os dois Gre-Nais podem ser fora do Rio Grande do Sul, para que ninguém tenha uma certa vantagem”, afirmou Renato em entrevista recente ao programa Jogo Aberto, da Band.
O Inter começou o processo de limpeza do Beira-Rio e alguns prazos já estão estipulados pelo clube. A informação do Vozes do Gigante é que o retorno pode acontecer ainda nas primeiras semanas do mês de julho.
Confira alguns dos prazos:
Processo de limpeza foi iniciado. Prazo: fim de Junho;
Água e luz com previsão de retorno na próxima semana;
Plantio da grama de inverno foi iniciado. Previsão: 45-60 dias;
Previsão de retomada do Complexo: Agosto.
É importante destacar que o CT Parque Gigante também começou o processo de limpeza, no entanto, por ter estragos maiores, a previsão de retorno se torna mais longa do que o Beira-Rio, com pelo menos 120 dias.
Beira-Rio foi atingido pelas chuvas
Além do prejuízo de jogar fora de sua casa nos próximos jogos, o Inter terá um grande prejuízo financeiro com os estragos do Beira-Rio. O Colorado estima que os valores podem chegar em até R$ 40 milhões.
Nos bastidores, a diretoria do Internacional não descarta pedir auxílio financeiro para Elusmar Maggi e Delcir Sonda, colorados que, historicamente, ajudam o clube em momento de dificuldade.
Os jogos pendentes do Internacional e do Grêmio por conta das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul durante o mês de maio vão definir os últimos classificados aos playoffs pré-oitavas de final da Copa Sul-Americana e às oitavas de final da Copa Libertadores da América. Por conta do regulamento, o Inter já sabe quem não pode enfrentar no playoff duas equipes: Barcelona, do Equador, e Cerro Porteño, do Paraguai.
Vale lembrar: os confrontos dos playoffs, que valem vaga nas oitavas da Sul-Americana, reúnem os times que terminaram no 2º lugar de cada grupo desta competição e equipes que ficaram na 3ª posição dos grupos da Libertadores. O melhor 2º colocado da Sul-Americana enfrenta o pior 3º da Libertadores e assim sucessivamente até formar os oito confrontos.
Se vencer seus dois jogos pendentes contra o Delfín no estádio Alfredo Jaconi e diante do Real Tomayapo na Bolívia, o Colorado chegará a 11 pontos, ou seja, pode fazer a 4ª melhor campanha como 2º colocado de um grupo da Sul-Americana. Melhores campanhas dos times que foram vice-líderes das suas chaves: RB Bragantino tem 13 pontos; o Athletico-PR, 12; e o Cuiabá, 12. Entre os times que fizeram 11 pontos, a Universidad Católica, do Equador, tem a melhor campanha por ter saldo de gols de 6 positivo. O Colorado tem 5 pontos e saldo 0. Para terminar com a 4ª melhor campanha, precisa vencer Delfín e Real Tomayapo e tirar 6 gols de diferença de saldo.
Lista de possíveis adversários nos playoffs para o Inter: Libertad/PAR, Rosario Central/ARG, Independiente del Valle/EQU, LDU/EQU e Palestino/CHI, além de Grêmio, Estudiantes/ARG ou Huachipato/CHI.
O Inter não pode enfrentar Barcelona/EQU e Cerro Porteño/PAR porque estes times tiveram as piores campanhas entre os que ficaram em 3º nos grupos da Libertadores, ou seja, vão enfrentar as equipes de melhor campanha entre os vice-líderes da Sul-Americana, que são RB Bragantino e Athletico-PR, que estão fora do alcance do Colorado em relação a pontuação na fase de grupos.
A pontução do Cuiabá – 3ª melhor campanha entre os vice-líderes da Sul-Americana – também não pode ser igualada pelo Internacional, porém, a 3ª pior campanha dos times que vêm da Libertadores ainda não está definida, o que pode fazer o adversário variar. Hoje o Cuiabá enfrentaria o Grêmio.
Após os jogos disputados na quinta-feira (30/05), os confrontos dos playoffs pré-oitavas de final da Copa Sul-Americana são estes:
RB Bragantino vs Barcelona/EQU
Athletico-PR vs Cerro Porteño/PAR
Cuiabá vs Grêmio
Universidad Católica/EQU vs Palestino/CHI
Boca/ARG vs Libertad/PAR
Always Ready/BOL vs Independiente del Valle/EQU
Racing/URU vs LDU/EQU
Delfín/EQU vs Rosario Central/ARG
Estão classificados às oitavas da Sul-Americana por terem sido líderes dos respectivos grupos: Independiente Medellín/COL, Cruzeiro, Belgrano/ARG, Fortaleza, Sportivo Ameliano/PAR, Corinthians, Lanús/ARG e Racing/ARG.
A equipe sub-20 masculina do Internacional voltou a jogar na quinta-feira (30/05) após mais de um mês de inatividade. A gurizada colorada acabou derrotada pelo Cuiabá por 2 a 1 no Centro de Treinamentos Manoel Dresch, em Cuiabá (MT). O jogo foi válido pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro da categoria, ainda que este tenha sido o 5º jogo do Inter na competição.
No minuto 15 do 1º tempo, quando o jogo ainda estava empatado por 0 a 0, o goleiro colorado Henrique Menke defendeu uma penalidade cobrada por Luiz Felipe, do Cuiabá. O lateral-direito Cleiton tocou com a mão na bola dentro da área, gerando a infração. Aos 24 minutos, após jogada pelo lado direito de ataque, Guilherme completou cruzamento e marcou o gol de abertura do placar para o Cuiabá. Oito minutos depois, o atacante Pedro Henrique fez jogada pelo lado esquerdo do ataque colorado e cruzou a bola, enganando o goleiro adversário e empatando a partida: 1 a 1. Aos 32 minutos do 2º tempo, o zagueiro Luis Henrique fez o gol da vitória do Cuiabá após cobrança de escanteio.
O Inter ainda não pontuou na atual edição do Brasileirão sub-20. São 5 derrotas em 5 jogos com 6 gols marcados e 14 gols sofridos. A equipe ocupa o 20º lugar – último – no torneio. A partida anterior disputada pelo Inter sub-20 foi contra o Bahia no CT de Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre, em 24 de abril, quando perdeu por 3 a 1.
Campanha da equipe treinada por Pablo Fernandez na competição: Inter 2-3 Santos; Athletico-PR 4-1 Inter; Corinthians 2-1 Inter; Inter 1-3 Bahia; e Cuiabá 2-1 Inter.
Transmissão do jogo pela Cuiabá TV:
CUIABÁ 2-1 INTER | BRASILEIRÃO SUB-20: 9ª RODADA | CT MANOEL DRESCH Inter (formação inicial) Henrique Menke; Cleiton, Pedro Kauã, João Dalla Corte e Kauã Barbosa; Luiz Otávio e Kauan Alves; Jhonatan Kauan e Pedro Henrique; Gabriel Amaral e Yago Noal. Técnico: Pablo Fernandez.
Alterações realizadas 7’1T – entrou Bernardo Jacob, saiu Kauan Alves; 21’2T – entraram Allex e Evertow, saíram Yago Noal e Pedro Henrique; 29’2T – entrou Rodriguinho, saiu Jhonatan Kauan.
Formação final Henrique Menke; Cleiton, Pedro Kauã, João Dalla Corte e Kauã Barbosa; Luiz Otávio, Evertow e Bernardo Jacob; Allex e Rodriguinho; Gabriel Amaral.
Reservas não utilizados Diego, Gabriel Adão, Rodriguinho, Caetano e Pedro Pio.
Gols Guilherme (24’1T: CUI 1-0 INT), Pedro Henrique (32’1T: CUI 1-1 INT) e Luis Henrique (32’2T: CUI 2-1 INT).
Arbitragem Árbitro: Jean Marcel Latorraca Ferreira (MT); assistentes: Gislan Antonio Garcia da Silva (MT) e Geovanio Lima da Silva (MT); quarto árbitro: Leonardo Willers Lorenzatto (MT).
Cartões amarelos Henrique Menke, Kauã Barbosa, Bernardo Jacob, Luiz Otávio e Rodriguinho (Inter); João Vitor, Niltinho e Pedrinho (Cuiabá).
Cartões vermelhos Pablo Fernandez, técnico, e Cristiano Leal Pretto, preperador de goleiros (Inter).
Cuiabá Felipe; Hernandes (substituído por Pedrinho), Luis Henrique, Renan e Marcelo; Thomas (Niltinho), Gustavo (Lucas Almeida), Jadson e Luiz Felipe (Rian); Guilherme (Diego) e Kauan Cristtyan (João Vitor). Técnico: William Araújo.
O atacante Enner Valencia, do Internacional, foi convocado para representar a Seleção do Equador na Copa América desta temporada, que será disputada entre 20 de junho e 14 de julho nos Estados Unidos. Com isto, o jogador pode desfalcar o Inter em mais de 10 partidas a depender até qual fase a Seleção Equatoriana se manterá na disputa do torneio. Este número também vai variar de acordo com a remarcação de jogos atrasados do Inter. O Equador integra o Grupo B da Copa América com Venezuela, México e Jamaica.
Entre os dias 9 e 16 de junho, a Seleção Equatoriana disputará 3 amistosos diante de Argentina, Bolívia e Honduras. Os jogadores convocados precisam ser liberados a partir de 3 de junho, ou seja, Valencia pode enfrentar o Cuiabá e depois pode passar a ser desfalque.
Próximos jogos do Inter: > 01/06, SAB, 18h30: Cuiabá vs Inter (Arena Pantanal, MT) > 04/06, TER, 21h30: Real Tomayapo vs Inter (Tarija, Bolívia) > 08/06, SAB, 21h30: Inter vs Delfín (Alfredo Jaconi, RS) > 13/06, QUI, 20h: Inter vs São Paulo (Heriberto Hülse, SC) > 16/06, DOM, 16h: Vitória vs Inter (Barradão, BA) > 19/06, QUA, 21h30: Inter vs Corinthians (local a definir) > 23/06, DOM, 16h: Grêmio vs Inter (local a definir) > 26/06, QUA, 21h30: Inter vs Atlético-MG (local a definir) > 30/06, DOM, 18h30: Criciúma vs Inter (Heriberto Hülse, SC) > a definir – Fluminense vs Inter (Maracanã, RJ) > 08/07, SEG, 21h: Inter vs Vasco (local a definir)
Os jogos contra o Juventude, válidos pela 3ª fase da Copa do Brasil, devem ser disputados no começo de julho. As datas ainda não foram oficializadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Inter também tem dois jogos pendentes das rodadas 5 e 6 do Campeonato Brasileiro contra o Cruzeiro em Minas Gerais e diante do Juventude no Beira-Rio ou em outro campo com mando do Inter.
Se terminar a fase de grupos da Copa Sul-Americana em 2º no Grupo C, o Inter terá que jogar o playoff pré-oitavas de final na segunda quinzena de julho. Esta “repescagem” será disputada contra algum 3º colocado em um grupo da Copa Libertadores.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, na quarta-feira (29/05), novas datas e horários das próximas rodadas do Campeonato Brasileiro. As definições anunciadas são referentes às rodadas 10, 11, 12, 13, 14 e 15 da competição nacional. Entre os jogos desta lista, está o clássico Gre-Nal previsto para o dia 23 de junho, domingo, no qual o Internacional será o visitante.
Os jogos da 3ª fase da Copa do Brasil devem ser disputados no começo de julho. As datas ainda não foram oficializadas pela CBF. Se o Inter ficar em 2º no Grupo C da Copa Sul-Americana, o Colorado terá que disputar o playoff pré-oitavas de final nas metades de semana de 17 e 24 de julho. Esta “repescagem” envolverá o 2º colocado de cada grupo da Sul-Americana e o 3º colocado de cada grupo da Copa Libertadores. Quem avançar depois dos jogos de ida e volta, avançará às oitavas da Sul-Americana.
O Inter também tem dois jogos pendentes do Campeonato Brasileiro, válidos pelas rodadas 5 e 6, contra o Cruzeiro em Minas Gerais e diante do Juventude como mandante.
Calendário do Inter: > Brasileirão, rodada 7 – 01/06, sábado, 18h30: Cuiabá vs Inter (Arena Pantanal, MT) > Sul-Americana, rodada 4 – 04/06, terça, 21h30: R. Tomayapo vs Inter (Tarija, Bolívia) > Sul-Americana, rodada 5 – 08/06, sábado, 21h30: Inter vs Delfín (Alfredo Jaconi, RS) > Brasileirão, rodada 8 – 13/06, quinta, 20h: Inter vs São Paulo (Heriberto Hülse, SC) > Brasileirão, rodada 9 – 16/06, domingo, 16h: Vitória vs Inter (Barradão, BA) > Brasileirão, rodada 10 – 19/06, quarta, 21h30: Inter vs Corinthians (local: a definir) > Brasileirão, rodada 11 – 23/06, domingo, 16h: Grêmio vs Inter (a definir) > Brasileirão, rodada 12 – 26/06, quarta, 21h30: Inter vs Atlético-MG (a definir) > Brasileirão, rodada 13 – 30/06, domingo, 18h30: Criciúma vs Inter (Heriberto Hülse, SC) > Brasileirão, rodada 14 – a definir – Fluminense vs Inter (Maracanã, RJ) > Brasileirão, rodada 15 – 08/07, segunda, 21h: Inter vs Vasco (a definir)